sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

David Belle's Parkour (tradução) - Pt 1

Tradução livre da versão em inglês do livro Parkour, de David Belle
Tradutor desta parte: Victor Silva (Kratos)

A parte seguinte do livro encontra-se aqui.
O índice com todas as partes do livro encontra-se aqui.



Prefácio (por Luc Besson*)

*Diretor de B13 - 13º Distrito

À primeira vista, ninguém é mais pé no chão e enraizado do que David. Exceto, talvez, uma árvore. Precisão, concisão de palavras e de sentimentos. Cada frase é cuidadosamente pensada e precisamente direcionada antes de ser dita. Nada é deixado ao acaso. Ele mede cada palavra como se fosse se pendurar nela, como uma barra de aço ou um beiral de concreto.

Ele precisa dessa confiança para se expressar, para avançar... para voar.

Uma vez que todos os dados dos quais ele depende estão listados na sua mente, ele te segue para qualquer lugar. Sua confiança é absoluta. Em você. Nele mesmo. Nos elementos. Mas a característica mais impressionante deste jovem homem de raízes tão profundas no seu ambiente é quando ele deixa o mundo pedestre para trás.

Observá-lo flertar com a gravidade é algo totalmente incrível. Ele brinca com o vazio, pincela o concreto, voa com o vento. Ele pode criar tantas estórias no ar quanto uma dançarina de bailé no piso de um salão de ópera.

Eu senti o mesmo tipo de liberdade ao praticar scuba diving, onde a não-gravidade permite que você mergulhe de cabeça em abismos subaquáticos e faça uma curva na ponta dos dedos.

O treinamento de David frequentemente é longo, e ninguém sabe ao certo o que se passa em sua mente. Mas quando ele está pronto, a ação começa e é pura elegância, brincando com tudo, incluindo nossa visão. Na sala de edição, houveram cenas que eu tive que assistir várias vezes em câmera lenta para entender como ele havia conseguido fazê-las.

David chegou a um domínio tão completo, não somente de si mesmo mas também dos elementos ao seu redor, que às vezes ele é difícil de se alcançar. Para ele, tudo parece banal e inútil. E ele relutantemente faz com que você meça cada uma das suas próprias palavras e ações também. Seu coração dispara quando você tem dizer a ele "Você pode confiar em mim", porque você sabe que não pode decepcioná-lo.

Talvez por isso é mais fácil ele confiar em uma beira de concreto do que em um ser humano. O concreto nunca o traiu. A confiança dele é uma grande honra, e eu espero tê-la merecido.

Nós nos encontramos pela primeira vez há alguns anos. Na época, minha equipe e eu tínhamos nos deparado com o grupo Yamakasi e estávamos preparando um filme com eles. Mas surgiu um problema: ambos os nomes Yamakasi e Parkour haviam sido registrados por um oitavo homem. Eu entendi que esse oitavo homem originalmente tinha sido parte do grupo mas que ele havia tentado a sua própria sorte - sozinho - nos EUA, alguns meses antes.

Eu sugeri reintegrar o oitavo homem ao grupo, mas todos recusaram. Aparentemente, eles estavam furiosos por ele ter deixado o grupo. Ressentimento. Vingança. Nada fora do comum. Mas na verdade - como eu entendi mais tarde enquanto assistia a vídeos desse oitavo homem -, ele era muito melhor e mais forte do que eles. O nome dela era David Belle.

Então organizamos uma reunião entre os Yamakasi, David, os produtores do filme e eu.

David não disse uma palavra e deixou que seu representante falasse por ele. Enquanto isso, os Yamakasi tagarelavam como um bando de galinhas brigando por um ovo.

No fim dessa reunião barulhenta, eu fiz uma proposta simples para David: "David, deixe que eles façam esse filme conosco e, depois, eu farei um filme com você, sozinho. Você tem a minha palavra!"

Ele olhou para mim por um segundo e disse: "Ok." Até então, nós só conhecíamos um ao outro há cerca de uma hora. Ele rapidamente deixou a sala e eu só o ouvi novamente quando o apresentei para Cyril Raffaelli e o projeto B13 - 13º Distrito. Nesse dia, ele me deu seu primeiro sorriso.

Em um mundo que se deteriora, onde banqueiros movem bilhões brincando com a sorte, onde toda a política é apenas mídia, onde suborno, consumo de drogas e traições acontecem mais rápido do que as leis que lutam contra isso tudo, onde o próprio planeta está sendo esgotado pela nossa falsidade, é bom manter alguns pontos de referência.

David é um desses pontos. Ele é um herói moderno, que cresceu entre paredes de concreto e está traçando um novo rumo para nós, o rumo do qual nunca deveríamos ter nos desviado: o rumo da dignidade humana.

Luc Besson

Nenhum comentário:

Postar um comentário