terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Movimento é música: Como fazer seu Parkour fluir

Tradução livre do artigo Movement Is Music: How To Make Your Parkour Flow, de Ben Musholt
Traduzido por: Victor Silva (Kratos)


Então, agora você já se sente confortável com saltos de precisão, passadas, e técnicas básicas de equilíbrio. Seu rolamento está firme e não causa dores. Você consegue transpor obstáculos de altura média com confiança. E você está começando a subir paredes altas com velocidade.

Parabéns! Agora você está pronto para começar a encaixar tudo isso para a parte divertida do seu treino. Uma vez que você tem um comando básico dos movimentos comuns do Parkour, é hora de começar a exercitá-los em sequência.

Pense em movimento como música


Nas artes do movimento, como artes marciais e dança, a introdução a sequências de movimentos pode ser vista do modo como músicos aprendem a fazer música partindo de notas básicas. Quando uma flautista entende como criar os tons desejados manipulando a flauta com sopro e com os dedos, ela pode passar a ligar notas em sequência e criar frases musicais. O que começa em pedaços acaba se combinando e harmonizando. Ficando competente em frases musicais, ela ganha a habilidade de encaixá-las em uma bela música.

Os instrutores da APEX Movement, Ryan Ford e Amos Rendao, levam a metáfora movimento-como-música um passo além para dizer que à medida que suas técnicas de Parkour melhoram, você pode começar a improvisar sequências de movimentos, da mesma forma que um músico de Jazz cria música no exato momento em que está tocando.

Hora de criar sua música


Então, isso é o que você vai começar a fazer nesta fase do seu treino de Parkour. Pegue algumas das técnicas que você aprendeu e as junte em um fluxo (flow) de movimento.

No nível mais básico, comece conectando dois movimentos similares, como duas variações de transposições (vaults). Encontre um par de obstáculos que estão afastados por uma distância apropriada para que você transponha um deles, dê alguns passos e então transponha o outro. Comece apenas fazendo um step/safety vault iniciando com seu pé esquerdo e então alternando para iniciar com o lado oposto no segundo vault.

Repita essa sequência dúzias de vezes, se não centenas, até os movimentos fluírem com hesitação mínima. Lute para eliminar passos extras entre os dois obstáculos, e deixe seu subconsciente guiar seu corpo.

Depois disso, comece a misturar dois tipos de movimentos. Você consegue fazer a transição de um vault para um rolamento de forma suave? Que tal passar de um vault para um salto de precisão? Seja criativo e treine todas variações de dois movimentos em que você conseguir pensar: salto de precisão para rolamento, passada para vault, vault para escalada. Você entendeu a ideia.

Crie uma música completa, não somente uma frase


Para uma segunda fase de exercícios de sequências, comece a ligar três, quatro, cinco técnicas, criando flows mais extensos. Crie uma corrida através de uma série de obstáculos que demande uma variedade de movimentos. Você consegue se balançar pelos braços e cair numa aterrisagem de salto de precisão, ligando isso a algumas passadas e então transpor algum obstáculo, tudo isso sem tropeçar nos próprios pés? Se você se sentir desajeitado e atrapalhado no início, repita a corrida de novo e de novo até que ela comece a fluir melhor.

Repetição é um ponto chave neste ponto do seu treino. Treine os movimentos e sequências repetidamente, focando-se em tornar seus movimentos cada vez mais eficientes. Alcance a perfeição através da eliminação. Trabalhe para eliminar quaisquer passos extras. Livre-se de movimentos corporais desnecessários. Pare de oscilar seus braços. Mantenha o peito para cima preste atenção à sua postura.

De forma análoga, como está sua respiração conforme você se move através das sequências de técnicas? Você está prendendo a respiração? Está ficando sem fôlego e arfando? Tente regular sua respiração junto com seus movimentos para conseguir mais vigor na série de obstáculos.

Conclusão: Preste atenção e esteja tão presente quanto possível durante as sequências que você começar a treinar. Claro que você quer que seus movimentos fluam como água, mas ao mesmo tempo você quer ser muito intencional no que está fazendo.

Ao invés de se atirar em uma série de movimentos e terminar a corrida com força bruta, esforce-se para ligar os movimentos com toda a suavidade que conseguir. Veja a si mesmo como um dançarino, interagindo com o ambiente com virtuosidade e elegância. Seja o músico, deixando as notas fluírem em uma melodia suave.

O jogo Add-on (o jogo da adição)


"Add-on" é um jogo que você pode jogar com um parceiro para treinar sequências de movimentos. Esse é um jogo bem conhecido pelos atletas criativos - ginastas, skatistas, e até mesmo snowboarders. O valor chave é que o jogo o ajuda a sair da sua rigidez e deixa o movimento se desdobrar em sequências naturais.

Como jogar Add-on

  • Encontre um ou mais obstáculos que sejam confortáveis de transpor para você e um amigo. Uma pedra grande, um tronco de árvore, um corrimão longo - praticamente qualquer coisa vai bastar para que vocês comecem.
  • Escolha uma pessoa para começar. Esse indivíduo deve executar uma técnica de Parkour com o obstáculo. Pulá-lo, transpô-lo, subir ou quicar nele, não importa.
  • Então, a segunda pessoa imita a primeira, executando exatamente o mesmo movimento, mas adiciona um movimento novo no final. Se o primeiro movimento foi um vault, a segunda pessoa pode fazer o vault no obstáculo e então seguir com um rolamento, ou uma passada, etc.
  • Após a segunda pessoa adicionar seu movimento, a primeira pessoa começa do início, fazendo o movimento inicial, a adição da segunda pessoa, e então contrubuindo com uma terceira nova técnica. 

A partir daí, você pode imaginar como o jogo se desenrola. Cada jogador executa a última sequência de movimentos e adiciona uma nova técnica, de modo que vocês acabem criando uma sequência de movimentos únicos encaixados. Acaba quando alguém não conseguir completar a última sequência executada.

Um exemplo do jogo Add-on:



Ben Musholt

Nenhum comentário:

Postar um comentário