segunda-feira, 28 de março de 2016

David Belle's Parkour (tradução) - Pt 6

Tradução livre da versão em inglês do livro Parkour, de David Belle
Tradutor desta parte: Victor Silva (Kratos)

A parte anterior do livro encontra-se aqui.
A parte seguinte do livro encontra-se aqui.
O índice com todas as partes do livro encontra-se aqui.



O início


Tendo crescido com um pai cuja trajetória de vida foi tão extraordinária, você o admirava e teve vontade de ser como ele?


Na verdade, a primeira pessoa que admirei e tive como um modelo foi meu avô materno. Ele me criou desde meu nascimento, em abril de 1973, até meus catorze anos. Eu passei os primeiros dias da minha vida na casa dele em Fécamp, Normandia, e após uma pequena separação com a minha mãe em Boulogne-Billancourt (próximo a Paris), eu voltei a viver com ele por mais três anos em Vendée. Meu avô era viúvo e ele realmente cuidou muito bem de mim. Ele era um ex-bombeiro do pelotão de Paris - como meu pai. Ele trabalhou lá por trinta e dois anos. Ele também era um veterano da Segunda Guerra Mundial. Ele se tornou um viúvo quando ainda era bem jovem mas nunca se casou novamente. Ele tinha relacionamentos e casos, mas ninguém nunca sabia o que realmente estava acontecendo. Eu, pessoalmente, nunca vi nada, e eu vivia na casa dele. Talvez quando ele saía para uma caminhada ele na verdade estava indo ver uma namorada, mas ele nunca disse nada a ninguém. Eu acho que ele não queria impor uma madrasta aos filhos dele. Ele respeitava a eles, e igualmente a mim, ao ponto de não aparecer com uma mulher em casa. Ele era um homem muito quieto e discreto, e também tinha um auto-controle impressionante. Por exemplo: sempre havia um maço de cigarros em casa, mas ele fumava apenas um cigarro no domingo, após o almoço.

Eu respeitava como ele seguia a vida e como ele havia superado as dificuldades, e eu o admirava por isso. Ele realmente foi meu primeiro modelo de vida. Ele era um homem direto, muito honesto em sua vida pessoal e respeitado em seu trabalho. Meu avô nunca brigou com outro homem e não aprendeu arte marcial alguma. Ele era o oposto total do meu pai, que havia aprendido a lutar até a morte. Ele estava me ensinando um outro modo de vida. Ele nunca teve as habilidades que meu pai tinha, e nem o espírito. Para meu pai, o mundo externo era uma selva onde você tinha constantemente que ter cuidado e se proteger, ao passo que meu avô era mais sereno nos seus relacionamentos com o mundo. Isso equilibrou totalmente a minha educação. Sem meu avô, eu provavelmente teria caído em padrões excessivos, como meu pai. Eu me vejo equilibrado entre esses dois homens. Uma mistura de sabedoria e audácia, de respeito e rebeldia, de freio e ação. Tanto meu avô quanto meu pai são os pilares da minha vida. Eles me transformaram em quem eu sou hoje.

Como era a vida com seu avô?


Posso dizer que fui criado com certa disciplina. Meu avô me ensinou os grandes princípios da vida, as fundações de como se comportar na sociedade. Graças à sua experiência nos bombeiros, ele me mostrou por que é importante ter um estilo de vida saudável e um lar bem cuidado. Ele me contou de vezes em que foi chamado aos lares das pessoas e se viu em lugares muito modestos onde tudo era arrumado e limpo e, ao contrário, vezes em que se encontrou em apartamentos ricos onde tudo era bagunçado e sujo. Ele costumava me dizer: "Se qualquer coisa acontecer com você, se as pessoas tiverem que ir ao seu lar, você deve se certificar de que tudo está arrumado e limpo." Ele me ensinou a ser educado, a respeitar os outros e a dizer a verdade. "Você tem uma boca, use-a para falar. E ao invés de dizer besteiras, apenas diga a verdade ou coisas úteis, coisas que podem ensinar algo, que podem trazer algo aos outros." Ele também me impeliu a usar meu corpo e minhas habilidades físicas para fazer coisas úteis, provavelmente esperando que eu me tornasse um bombeiro também. Ele repetia: "Se você tiver que usar sua força física, faça-o por boas razões; ao invés de roubar uma casa, use essa energia para ajudar as pessoas." Graças a ele, eu entendi que sempre temos uma escolha na vida, uma escolha que pode te levar ao caminho certo ou ao caminho errado. "Com uma faca, você pode escolher se tornar um serial killer ou um escultor."

Nenhum comentário:

Postar um comentário